Nota por nota, os integrantes da Orquestra Guajuviras constroem as melodias das músicas natalinas a serem apreciadas pela plateia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth, nesta quinta-feira (12). A apresentação integra a programação do Natal da Transformação de Canoas.
O grupo de 14 músicos em formação esteve presente no auditório da escola com seus violinos, violas de arco e violoncelos. Ao todo, 22 jovens participam da iniciativa. Entre eles, está a estudante do 7º ano da Erna Würth, Eduarda de Oliveira Sanhudo, 13 anos, que iniciou as aulas em julho no projeto. “Comecei porque eu sempre quis tocar um instrumento. Eu achava o violino um instrumento bonito de tocar, com um som bonito.”
A delicadeza do violino conquistou a jovem que conheceu mais a fundo o instrumento através do projeto do regente da orquestra Alex Gonzaga. “Ele veio na escola e começamos a conversar. Mostrou os instrumentos, o violino, explicou como se usa cada corda. Ele ensinou o básico”, relembra Eduarda.
Com as aulas duas vezes na semana no Ginásio São Jorge, no Guajuviras, os integrantes estão aprendendo a ler partituras, como explica a estudante. “Cada nota tem um tempo e precisa encaixar direitinho na música que estamos aprendendo.”
Além das aulas, também tem avaliação com apresentações de solos. “Eu apresentei um solo que eu mesma criei. Foi difícil porque tem que combinar tudo certinho. O som tem que estar harmônico”, destaca. A avaliação do 2° bimestre foi em outubro e contou com a presença do Secretário de Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, como jurado. Eduarda teve uma das maiores notas.
“Me sinto feliz e um pouco nervosa quando apresento. Acredito que vou querer levar para frente”, conta. E a jovem faz planos. “Quero começar a fazer outros cursos. Depois, mais à frente, quero aprender a tocar piano, ter aula de canto. Bateria, talvez”, imagina.
Apresentações de Natal
Antes dos planos para o futuro, a Eduarda e seus colegas possuem uma agenda de apresentações que integram a programação do Natal da Transformação de Canoas – Luzes que contam histórias. São cinco movimentos com arranjos e entradas que intercalam os instrumentos. Confira a programação no final.
“As apresentações estão sendo boas, tem bastante gente acompanhando. Eu fico um pouco nervosa, com medo de esquecer as notas. Mas também fico muito feliz quando termina e eu vejo que consegui”, comenta.
Orquestra em 2025
O projeto musical pertence à empresa Escrifas – Arte e Educação, coordenado por Alex Gonzaga. São diversas iniciativas que trabalham a música, escrita e dança desde 2018. Presente em 26 escolas de Nova Hamburgo, atendendo cerca de 500 alunos, o objetivo é expandir dentro de Canoas em 2025.
um projeto importante de formação e que foi contemplado pelo PNAB de Canoas. Isso vai sustentar o projeto ano que vem”, explica. Por esta razão, as inscrições para as aulas em janeiro e fevereiro estão abertas. São 30 vagas a serem preenchidas.
Jovens entre 12 e 17 anos de Canoas podem entrar em contato pelo número da Escrifas (51) 983104243. A prioridade é para alunos de escolas públicas. A orquestra trabalha com instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola de arco e violoncelo) e de sopro (flauta transversal). “Nós promovemos uma imersão na música para que os alunos aprendam rápido”, ressalta Gonzaga.
Programação do Natal da Transformação
Quinta-feira (12)
19h30: Coral e Presépio Vivo – Casa do Poeta
Local: Praça do Avião
Sexta-feira (13)
15 horas: Orquestra Guajuviras – Escrifas Arte Educação
Local: EMEF Erna Würth
16 horas: Orquestra Guajuviras – Escrifas Arte Educação
Local: EMEF Paulo Freire
19h30: Pocket Show, com Andersonn Prestes
Roda de Capoeira – Colegiado Setorial da Capoeira de Canoas
Local: Praça do Avião
Sábado (14)
19h30: Roda de Capoeira – Colegiado Setorial da Capoeira de Canoas
Local: Praça do Avião
Domingo (15)
20 horas: Cantata de Natal – CMA Notre Dame (Colégio Maria Auxiliadora)
Local: Parque Getúlio Vargas – Anfiteatro
Quinta-feira (19)
19h30: Espetáculo Natal do Presente – Associação Canoas Coletivo de Dança
Cena da Anunciação do Anjo a Maria – Coreografia dos alunos do Colégio Maria Auxiliadora
Local: Praça do Avião
Sexta-feira (20)
19h30: Orquestra Guajuviras – Escrifas Arte Educação
20h30: Espetáculo Natal do Presente – Associação Canoas Coletivo de Dança
Local: Praça do Avião
Sábado (21/12)
14 horas: Natal dos Amigos do Bem – Edição Mathias Velho
Local: Ginásio São Francisco (Rua Candelária, 31 – Mathias Velho)
19h30: Encerramento com show da dupla sertaneja Luiz Henrique & Renan
Local: Praça do Avião
Foto: Paulo Pires/GES
Fonte: Jornal ABC