“Tenho uma turma dedicada que gosta de escrever”, afirmou o professor de Língua Portuguesa e Redação, Jheyson Cardoso Ferreira, motivado pelo Projeto A Ágora dos Meninos, que oferece aos estudantes a oportunidade de publicarem sua própria obra literária. A turma de 28 alunos do Colégio Estadual Vila Becker, de Novo Hamburgo, foi indicada pela diretora Bernadete Flamia Fasolo, que foi convidada a participar do projeto pelo professor Alex Gonzaga, diretor da Editora Escrifas, responsável pela iniciativa.
O Projeto A Ágora dos Meninos acontece na disciplina de Redação do Ensino Médio, que entrou em vigor neste ano, em preparação ao Enem. “Minha contribuição no projeto, nesse momento, é incentivar ao hábito da leitura e passar orientações de escrita”, relatou.
Jheyson conta que a turma aprecia e tem o costume de ler. “Eu sempre levo meus alunos no espaço de leitura da escola e recomendo obras novas”, disse. Mas o professor revela que o grande desafio para os alunos é deixar o celular de lado. “Eles se conectam muito com as redes sociais e esquecem do livro físico, no entanto, insistimos para que eles despertem o interesse pela leitura”, completou.
De acordo com o professor, outro desafio para os estudantes é a organização e sistematização das ideias no papel. “Na fase adolescente, os alunos têm muitos pensamentos que querem colocar para fora e, muitas vezes, não sabem como expressar”, destacou.
“Desejo vida longa a esse projeto, que é muito bacana, pois faz com que os alunos reflitam fora da caixa. O professor Gonzaga é muito legal e inteligente. Os alunos gostam bastante dessa iniciativa”, manifestou o professor Jheyson ao agradecer a oportunidade de participar desta edição.
Currículo do professor Jheyson
Jheyson é natural de Curitiba-PR, professor de Português, Inglês e Redação. Formado em Letras Português e Inglês, pós-graduado em Docência no Ensino Superior, e estudante da especialização de Educação pela pesquisa. Além de lecionar para o estado no município de Novo Hamburgo, também é nomeado no município de Sapiranga, onde trabalho Língua Inglesa na Educação Infantil.
Foto: Divulgação CPERS Sindicato