Orquestra Guajuviras terá sala nova para ensaios

Sala música Orquestra Guajuviras (7)

Os jovens musicistas da Orquestra Guajuviras iniciaram 2025 com boas-novas: irão ensaiar em uma sala nova totalmente revitalizada dentro do Ponto de Cultura Unidos do Guajuviras, reconhecido nacionalmente. Desde o início do ano, integrantes da equipe da Escrifas Arte e Educação e do Ponto de Cultura Unidos do Guajuviras, idealizadores do projeto musical, fazem mutirão para garantir as melhorias do espaço. As obras são viabilizadas com recursos próprios das entidades e de projetos oriundos de editais como o PNAB Canoas (Política Nacional Aldir Blanc).

De acordo com o diretor da Escrifas Arte e Educação, Alex Gonzaga, o novo espaço vai ampliar os estudos da Orquestra e ofertar novos turnos. “Também será possível proporcionar aos jovens a infraestrutura necessária para os ensaios com acústica e iluminação adequadas e um ambiente climatizado”, salientou o professor e regente. “Quando o Ponto de Cultura abriu a oportunidade para receber nosso trabalho, decidimos investir na compra de novos instrumentos musicais e na manutenção dos estudos”, reforçou.

Nessa fase do projeto serão adquiridos 10 violinos, 2 violoncelos, 2 violas de arco e 10 flautas. “Desta forma, teremos condições de aumentar o número de musicistas de 25 para 50. Em janeiro e fevereiro, esses jovens poderão estudar com os instrumentos novos”, adiantou.

O presidente da Escola de Samba Unidos do Guajuviras, Márcio Rodrigues, manifestou que o Ponto de Cultura faz parte da realização de um sonho para transformar a entidade carnavalesca em uma instituição comprometida com a inclusão social da comunidade. “A conquista do Ponto de Cultura está abrindo portas para atrair parceiros da iniciativa pública e privada em prol de nossos projetos”, salientou.

Segundo ele, a instalação da nova sala de música é mais um passo para o sucesso do projeto musical. “A Orquestra Guajuviras completou seis meses e se apresentou em eventos importantes como o Natal da Transformação de Canoas, em dezembro, recebendo a admiração do público”, comemorou.